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Moda Praia - da História ao Planejamento de Coleção

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CARGA HORÁRIA: 48 horas

PERÍODO: 16 de setembro a 16 de dezembro/2017

DIAS DA SEMANA: Sábados

*Não haverá aula nos dias: 09/09, 14/10, 04/11.

HORÁRIO: 9h – 13h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$316,50
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$284,85

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO:
O curso busca oferecer ferramentas teóricas e práticas para que o/a aluno/a adquira repertório para o desenvolvimento de uma coleção de moda praia compatível com as necessidades do mercado.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais da área de Design de Moda, estilistas, comerciantes, empresários/as, empreendedores/as e estudantes da área de Moda e Design com interesse em desenvolvimento prático de coleção de moda praia.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com apresentação de recursos audiovisuais.

Aulas práticas em sala com auxílio de material de apoio (mostruário de tecelagens e empresas de aviamentos).

Aula prática em sala com catálogos e revistas de moda para pesquisa.

Aula prática em laboratório de informática.

Aula prática em ateliê de costura.

Aula 1
- Apresentar características da cultura de consumo e das relações entre moda e formação da identidade.
- Abordar as relações de gênero relacionadas aos câmbios no estilo e no comportamento dos indivíduos.
- Exibir panorama sobre as relações entre corpo, moda e consumo entre os séculos XIX e XXI, com ênfase no âmbito do feminino, por meio de análise de imagens e vídeos.
*Desenvolvimento de repertório teórico e audiovisual nas áreas de cultura e história da moda.

Aula 2
- Abordar os aspectos da mudança da paisagem e da percepção do espaço marítimo: da praia como um lugar contemplativo para um espaço de descanso e lazer.
- Analisar cronologicamente as roupas de banho ao longo da história, a partir de um panorama a partir do final do século XIX (quando se usavam roupas de lã pesadas para proteger e esconder o corpo) até o século XX e o surgimento do biquíni de duas peças.
- Explorar os materiais utilizados na fabricação da roupa de banho ao longo do tempo, as silhuetas e modelagens, além dos aspectos relacionados ao corpo e ao espaço marítimo.
*Utilização de fotografias e publicidades para analisar as mudanças no imaginário social e perceber como a praia se tornou um objeto de consumo.

Aula 3
- Fontes de pesquisa moda praia
- Dados do mercado
- Como driblar a sazonalidade do mercado
- Principais marcas/ estilistas do Setor
*Serão utilizados dados primários do setor têxtil e cases de mercado com apresentação de marcas nacionais e internacionais.

Aula 4
- Tecidos, insumos e aviamentos para beachwear
- Tecnologia têxtil aplicada na moda praia
- Técnicas de Estamparia
- Diferenciais competitivos para o mercado
- Principais feiras do setor
*Aula com enfoque prático com apresentação de amostras físicas de tecidos, aviamentos, insumos. Alunos/as deverão trazer peças que acham interessantes e/ou possuam curiosidade em saber a matéria-prima utilizada em sua fabricação

Aula 5
- Calendário e cronograma de moda
- Atacado
- Varejo
- Exportação
- Canais de comercialização
- Planejamento de coleção

Aula 6
- Início do planejamento de coleção

Aula 7
- Processo criativo
- Desenvolvimento de cartela de cores e estampas
- Escolha de materiais

Aula 8
- Finalização da cartela de cores e estampas
- Definição dos materiais

Aula 9
- Criação do Mapa de Coleção utilizando dados e materiais das aulas anteriores.

Aula 10
- Finalização do Mapa de Coleção.

Aula 11
- Processos do setor de modelagem.
- Cuidados e informações para o desenvolvimento de modelagens e peças piloto.

Aula 12
- Maquinários, tipos de acabamentos e aviamentos.
- Exercício de desenvolvimento de modelagem e acabamentos.

Profa. Maíra Zimmermann
Doutora em História pela Unicamp, realizou estágio de doutoramento na London College of Fashion, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac, especialista em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em História pela UFSC. Atualmente é professora da graduação de Design de Moda (FAAP) e das pós-graduações Moda e Criação (FASM) e Moda, Comunicação e Cultura (Belas Artes). Atua principalmente nas áreas de História da Moda (com ênfase nas discussões sobre cultura de consumo, juventude e gênero), Teoria da Moda, Moda e Comunicação e Metodologia de Pesquisa. É autora do livro Jovem Guarda: moda, música e juventude (Estação das Letras e Cores; Fapesp: 2013), de “Minissaia: juvenilização da moda nos anos 1960”, em História e Cultura de Moda (Estação das Letras e Cores: 2011), além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, como Fashion, Film and Consuption e Journal of Journalism and Mass Communication.

Professoras convidadas:

Profa. Fernanda Binotti
É mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie), pós-graduada em História da Arte (FAAP), especialista em Modelagem pelo Senac/ESMOD e graduada em Comunicação Social (FAAP). Foi professora na Faculdade de Moda do Senac de 2000 a 2005. Desde 2005, é professora dos cursos de Moda e Faculdade em Design de Moda da FAAP. É orientadora do Concurso FAAP Moda desde 2010. Tem experiência profissional no setor de modelagem em confecções desde 1998, como FIT, Cori, Alexandre Herchcovitch, Adriana Degreas, Glória Coelho, entre outras.

Profa. Fernanda Leite
É mestranda em Comunicação (Unip), possui especialização em Gestão de Varejo (Senac-SP) e em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP) e graduação em Negócios da Moda (Universidade Anhembi Morumbi). Com quinze anos de experiência no varejo de moda, atuou na gestão e desenvolvimento de produtos em empresas como Cia Hering, Linda de Morrer, Stroke e Skinbiquini. Especializou-se no mercado de beachwear, no qual desenvolve projetos desde 2010, mesmo ano em que se tornou professora nos cursos técnicos e livres do Senac-SP e Centro Universitário Belas Artes. Atua também como diretora na Consultoria de Gestão em Moda que leva seu nome.

Profa. Joana Carolina Schossler
Joana Carolina Schossler é doutora em história pela Unicamp, mestre em história pela PUC-RS, especialista em conservação do Patrimônio pelo Institut National du Patrimoine (INP/Paris) e graduada em história pela UNISC. Suas pesquisas abordam sobre a prática cultural e social do veraneio no século XIX e XX, com ênfase em sociabilidades e lazeres, imagens, cidades e urbanismo. É autora do livro História do veraneio no Rio Grande do Sul (Paco Editorial: 2013), além de artigos sobre o tema. 

Profa. Monayna Pinheiro 
É  formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP), possui mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo e atualmente é mestranda do Programa de Comunicação da Universidade Paulista (Unip). É docente da área de Moda do Senac (Unidade Penha), professora da disciplina de Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Desenvolvimento de Coleção na Pós-graduação de Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina. Também ministra cursos no SESC e Escola Panamericana de Artes, nos cursos de Planejamento de Coleção, Gestão de Produto e Visual Merchandising. Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. 

Observaçao: É facultado a FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até dois dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituiçao. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteraçao dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganizaçao de turmas.

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