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Administração de Empresas: Inteligência Estratégica Empresarial

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CAMPUS: São José dos Campos.

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O cenário atual organizacional apresenta um enorme desafio de gestão assertiva e competitiva. É preciso reunir múltiplas competências de gestão que permita um novo olhar para as estratégias empresariais, observando os fatores que mais influenciam os modelos de negócios existentes. Para que se supere esse desafio, é necessário acompanhar as práticas atuais do mercado, observando, analisando e comparando modelos de negócios existentes que possam servir de referencial para discussões técnicas, teóricas e vivenciais em sala de aula.

OBJETIVO:
Proporcionar e desenvolver uma visão estratégica e de mercado aos alunos, além de capacitá-los intelectual e tecnicamente por meio da apresentação dos modernos instrumentos e ferramentas gerenciais, capazes de auxiliá-los na tomada de decisões, ampliando sua capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas às múltiplas áreas da administração.

A QUEM SE DESTINA:
O Programa de Pós-Graduação de Administração de Empresas: Inteligência Estratégica Empresarial é destinado a gestores e executivos de empresas, profissionais de RH, a empreendedores, profissionais liberais, portadores de diploma em cursos de graduação ou demais cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação, que buscam compreender os diferentes fenômenos existentes nas principais relações de administração de empresas, pessoas e processos, com um olhar estratégico e foco em resultados.

METODOLOGIA:
Aulas presenciais, com discussão de conceitos e aplicação prática dos conteúdos, respaldada pelo método de ensino aprendizagem para adultos (Andragogia) que proporcionará a realização de estudos de casos e desenvolvimento de exercícios para a troca de experiências entre os participantes. Realização de trabalhos em grupo, que estimulem produção conjunta de conhecimento. Participação em aulas, workshop e palestras de profissionais em posições de destaque no mercado de trabalho.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula.

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017.

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas - 19h10min às 22h45min.
Obs¹.: Caso seja necessário adequar o calendário, poderão ocorrer atividades aos sábados ou em outros dias da semana agendados previamente.

COORDENAÇÃO: Prof. Lincoln Firoozmand.

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$18.522,00
18 x R$.1.143,99
24 x R$886,48

MÓDULO I

- Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Objetivo: Demonstrar os conceitos fundamentais sobre o empreendedorismo em conjunto com os tópicos necessários para o desenvolvimento de um plano de negócios, para pequenas, médias e grandes empresas. Discutir o processo que envolve o gerenciamento de ideias e inovações de uma empresa, observando as questões sistêmicas que englobam estratégia, recursos, governança, modelos organizacionais, processos e ferramentas voltadas para a geração da cultura organizacional propícia à inovação.

- Estratégias de Comunicação Empresarial
Objetivo: Propiciar uma visão ampla de como se opera a comunicação entre as organizações e como devemos proceder para ter êxito no relacionamento empresarial e interpessoal, utilizando técnicas avançadas de comunicação, integrando métodos estratégicos de comunicação vertical, horizontal e entre pares, além de definir políticas de comunicação institucional que operem um modelo de negócio existente.

- Gestão Estratégica de Pessoas
Objetivo: Desenvolver uma visão estratégica, sistêmica e contemporânea da gestão de pessoas, considerando as atuais demandas e competências necessárias para tornar as empresas cada vez mais competitivas através das pessoas, com processos consolidados de Recrutamento & Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Clima e Cultura Organizacional.

- Inteligência Emocional Competitiva
Objetivo: Apresentar o modo como interagimos com nossas emoções e as regulamos em aspectos de nossa vida pessoal e profissional.  Pretende-se descrever a inteligência emocional como a capacidade de identificar e compreender os próprios sentimentos, ao aceitar as emoções como habilidades aprendidas, estabelecer o controle quando de sua manifestação, tendo reflexo no comportamento e na motivação, para gerenciar as emoções dentro de nós a fim de influenciar positivamente a manifestação dos sentimentos dos profissionais dentro de uma organização.

- Metodologia Científica (I Parte)
Objetivo: Introdução à metodologia de pesquisa e à construção e elaboração de uma proposta de projeto de trabalho monográfico.

- Workshop de Liderança Empresarial
Objetivo: Discutir de maneira objetiva os principais estilos de liderança, refletindo sobre os aspectos teóricos e práticos da liderança empresarial. Apresentar os principais modelos de Assessment para apoiar o líder moderno na otimização da sua capacidade de realização e liderança, possibilitando sua evolução pessoal e profissional.

 

MÓDULO II

- Direito Empresarial e Relações do Trabalho
Objetivo: Abordar o estudo prático de temas de Direito Empresarial e Administrativo, incidentes sobre as relações de trabalho e o processo trabalhista, envolvendo questões como: reclamações trabalhistas, riscos trabalhistas em serviços terceirizados, aspectos jurídicos sobre horas de trabalho, horas extras, turnos de produção e acúmulo de função.

- Gestão Financeira
Objetivo: Introdução da base teórica e prática da análise de balanços, visando auxiliar o processo de tomada de decisão na gestão empresarial. Apresentar os conceitos de controladoria e novas metodologias de gestão estratégica e contábil dos custos.

- Gestão de Projetos
Objetivo: Apresentar uma visão integrada da administração de projetos e as ferramentas que suportam a sua gestão, através das áreas de conhecimento propostas pelo PMBok.

- Marketing Estratégico
Objetivo: Compreender os mecanismos que envolvem as questões de marketing dentro de uma organização. Introdução das variáveis fundamentais do marketing visando entender sua relação com o comportamento do consumidor através de sua integração com a gestão corporativa. Introduzir o conhecimento dos processos de gerenciamento da marca, aspectos de imagem e diferentes estratégias para criação, consolidação e administração desta.

- Metodologia Científica (II Parte)
Objetivo: Fases do processo metodológico, métodos científicos, revisão de literatura e cronograma de execução.

- Workshop de Planejamento Estratégico Empresarial
Objetivo: Discutir objetivamente sobre as etapas do planejamento estratégico, a elaboração do cronograma e avaliação do ambiente (interno e externo). Além disso, discutir sobre objetivos e metas, planos de ação e proposta de um novo modelo de gestão de negócios.

 

MÓDULO III

- Criatividade e Solução de Problemas Empresariais
Objetivo: Para a presente disciplina serão discutidos os temas ligados ao mercado, a empresa moderna e a criatividade. Serão apresentadas as dimensões da criatividade, o papel dos valores e das atitudes no processo da criatividade, aspectos e características essenciais à criatividade, obstáculos e barreiras à criatividade, ambientes desfavoráveis para o uso da criatividade, além da abordagem da gestão de conflitos relacionadas aos problemas empresariais, buscando identificar, analisar e solucionar, adversidades vivenciadas no dia a dia dentro das empresas e, principalmente, nas áreas de trabalho.

- Jogos Empresariais – Business Game
Objetivo: Simulação de gestão integrada de negócios, onde o participante terá a oportunidade de vivenciar o desafio de dirigir uma empresa em conjunto com a sua equipe, tomar decisões estratégicas, operacionais e inter-relacionadas, avaliar os impactos nos resultados, através de um software que simula um mercado.

- Metodologia Científica (III Parte)
Objetivo: Realizar a coleta de dados, análise de resultados, redação e apresentação de pré-projeto.

- Coaching para Executivos
Objetivo: Apresentar os principais conceitos teóricos e práticos do uso da ferramenta de coaching para potencializar a carreira de profissionais dentro das organizações, observando os diferentes métodos de aplicação, de forma a abordar as diversas modalidades de coaching para negócio, vida e carreira.

- Workshop de Comunicação Internacional
Objetivo: Permitir de forma compacta a compreensão das terminologias em inglês e espanhol mais comuns e utilizadas no mundo corporativo, observando aspectos e características para elaboração de projetos, apresentações, etc, através da compreensão de temas de negócios globais de maneira coerente com o cenário atual.

  • Carlos Vital Giordano (Currículo Lattes)
  • Letícia Maria Pinto da Costa (Currículo Lattes)  
  • Valéria Bellini Lasca (Currículo Lattes)
  • Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand (Currículo Lattes

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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