Faça Valer. Faça FAAP.

Comunicação e Marketing Digital

Inscreva-se

CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO: A área digital ganha espaço tanto nas agências de comunicação quanto em empresas de diferentes setores mas, em função de sua constante atualização, suscita muitas dúvidas e exige uma constante renovação de seus procedimentos. Observa-se de maneira generalizada uma falta de base conceitual para atuação nessa área, uma vez que os cursos de graduação em Comunicação, Marketing e Administração não permitem focar a especificidade desse mercado. O curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP se situa na interseção entre teoria e prática. Parte de uma compreensão ampla da cultura digital para permitir uma visão não apenas técnica, mas também estratégica, mercadológica e científica das novas plataformas de comunicação. O curso busca suprir de modo amplo e embasado as necessidades de profissionais interessados em desenvolver novas competências em gestão de processos de comunicação no atual contexto digital.

OBJETIVO: Formar gestores para a atuação em áreas de comunicação e marketing digital. Capacitar profissionais de comunicação e marketing para o atual contexto digital e para cenários futuros. Apresentar conceitos e técnicas de gestão de marketing e comunicação na era digital. Desenvolver uma sólida base teórica e crítica sobre a comunicação e o mercado contemporâneo.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais que atuam em agências de comunicação ou na área de comunicação e marketing de empresas que tenham necessidade de aprofundar seus conhecimentos e gerir processos de comunicação nos meios digitais. Profissionais de diferentes áreas interessados em adquirir conhecimentos sobre comunicação e suas aplicações no ambiente digital.

METODOLOGIA: O curso apresenta aulas expositivas, cujo intuito é apresentar as bases teóricas necessárias para a análise crítica dos sistemas atuais de comunicação digital, do ponto de vista de teorias da comunicação, da psicologia e do marketing.
Conta também com aulas colaborativas, que exigem interação com os pares para resolução de problemas baseados em situações reais, bem como estudos de caso de mercado para avaliação das atuações atuais.
A combinação dessas atividades culmina na construção de um projeto de conclusão de curso, com foco em pesquisa que poderá resultar em um estudo acadêmico ou um plano de comunicação digital.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aulas

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017
                                        
HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Profª Talita Quintanilha Ribas Rosa

VALOR DO INVESTIMENTO:

À vista R$.18.522,00
18 x R$.1.143,99
24 x R$.886,48

- Marketing Digital: bases e planejamento
Objetivos: Apresentar as bases teóricas de marketing (geral) e marketing digital, com foco em equalizar os conhecimentos sobre o tema. Capacitar para a criação de planejamento de Marketing Digital, de forma a gerar organização mental e capacidade de avaliação crítica e implementação de ferramentas a ações.

- SEO e Inbound Marketing
Objetivos: Conceitualizar as estratégias de otimização de websites, mostrando benefícios e melhores práticas. Introduzir a ideia de definição de estratégias de atração de leads via conteúdo e ferramentas de busca.

- Métricas e sistemas de avaliação 
Objetivos: Preparar para avaliar e analisar resultados de ações de marketing digital, considerando ferramentas, técnicas e sistemas. Oferecer recursos para identificação de retorno sobre investimentos.

- Fundamentos dos meios digitais
Objetivos: Apresentar os conceitos base para a análise do cenário atual dos meios digitais, combinando a análise e discussão teórica com a aplicação mercadológica dessas ideias; apresentar e conceitualizar os termos utilizados nessa indústria.

- E-Branding e CRM
Objetivos: Apresentar conceitos de branding aplicados ao ambiente digital, considerando diferenças e semelhanças com o modelo anterior. Conduzir discussões sobre o impacto das ferramentas de gerenciamento do relacionamento com o cliente no desenvolvimento das marcas. 

- Gestão de Mídia Digital
Objetivos: Capacitar para a preparação de campanhas em mídia digital, apresentando os principais canais e plataformas, exemplificando suas especificidades. Gerar entendimento crítico para tomadas de decisão.

- Netnografia e Comportamento de Consumo
Objetivos: Oferecer embasamento teórico para a pesquisa comportamental na web, relacionando modelos conceituais a padrões de consumo. Indicar caminhos para o aprofundamento do entendimento sociológico frente ao desenvolvimento do mundo digital.

- Metodologia Científica I 
Objetivos: Introduzir o pensamento científico, a partir da ótica metodológica, orientando a criação de problemas de pesquisa e a buscar as melhores práticas em termos de pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica.

- Gestão de Mídias Sociais 
Objetivos: Preparar para o uso efetivo das redes sociais como ferramenta de marketing, considerando elementos como planejamento, intencionalidade, relacionamento e discurso, entendendo como a geração de conteúdo funciona em termos de geração de engajamento e publicidade.

- Business Intelligence e Mineração de Dados
Objetivos: Elucidar a maneira de buscar de dados e aplicá-los no cotidiano do trabalho de marketing, validando-os e categorizando-os, com intenção clara de gerar inteligência para insights de negócios e de comunicação.

- Ativação e Shopper Marketing
Objetivos: Transmitir conceitos de ativação de marcas utilizando ferramentas digitais, discutindo a lógica do incentivo ao consumo e buscando o entendimento de motivações e gatilhos comportamentais do consumidor.

- Mobile Marketing
Objetivos: Demonstrar as possibilidades da comunicação a partir das tecnologias móveis e o impacto delas no comportamento do consumidor, indicando possíveis caminhos para estratégias de marketing que utilizem tais ferramentas.

- Gestão de equipes no contexto digital
Objetivos: Preparar para o trabalho com novos perfis de colaboradores e novos formatos de associação profissional, desde o trabalho remoto até o entendimento de conceitos de colaboração, a partir de ferramentas digitais.

- Seminários em Marketing Digital
Objetivos: Apresentar e discutir temas emergentes no âmbito do marketing digital, tais como: storytelling, gamificação, experiência do usuário e design de interfaces.

- Comunicação, Cultura e Contemporaneidade
Objetivos: Oferecer conceitos fundamentais para o entendimento aprofundado da tecnologia digital a partir de perspectivas filosóficas e sociológicas, em busca de novas práticas comunicacionais.

- Empreendedorismo e gestão de negócios digitais
Objetivos: Entender as características dos negócios nascidos no ambiente digital, preparando os alunos para o desenvolvimento de empresas com foco inovativo e disruptivo, lidando com aspectos mercadológicos e organizacionais.

- Reputação digital e Gestão de Crise
Objetivos: Capacitar para a gestão de situações de crise no ambiente digital, observando com maior atenção os elementos formadores da reputação no mundo dito virtual.

- Direito e Legislação na Era Digital
Objetivos: Apresentar a legislação vigente no que tange o ambiente digital, com destaque para questões relacionadas a propaganda e promoções, discutindo as intenções do legislador e as relações de consumo.

- Varejo e E-Commerce
Objetivos: Discutir as melhores práticas do comércio eletrônico, contrapondo as teorias e práticas do varejo físico, visando a criação de estratégias efetivas que considerem promoção, preço e atendimento ao consumidor.

- Metodologia Científica II
Objetivos: aprofundar a discussão para a criação de projeto de conclusão de curso, a partir da definição já existente de qual opção (Pesquisa ou Plano de Comunicação Digital) deverá ser seguida.

  • Talita Ribas  (Currículo Lattes)
  • Thiago Sanches Costa (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em funçao de necessidades pessoais ou institucionais, nao comprometendo a qualidade do curso.

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c. Quais as expectativas do candidato de mudanças ou desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional; d. Qual é a disponibilidade do candidato para se dedicar às aulas, às leituras e ao desenvolvimento uma pesquisa ou plano de comunicação.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Topo