Faça Valer. Faça FAAP.

Design Business: Produção de Sentido

Nao há vagas disponíveis para esse curso.
Avise-me

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: O curso de Pós-graduação em Design Business: Produção de Sentido é um campo de investigação diante da crescente saturação de produtos e serviços no mercado, da baixa taxa de retenção e ausência de respostas às questões mais abstratas e estratégicas dos negócios, que afetam a tomada de decisão de gestores e dirigentes. Nesse contexto, cada vez mais "semiotizado" e "estilizado", o design não cumpre somente a função de solucionar problemas, mas produzir sentido, ou seja, orientar os beneficiários a compreenderem, reconhecerem, atribuírem e construírem significados e valores por meio de produtos, comunicação e serviços.

OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenvolver conhecimentos e habilidades do campo do design numa perspectiva de abordagem estratégica, integrando: brand, produto, comunicação e serviço, possibilitando a análise, o planejamento e a coordenação das relações desse sistema-design, com critérios de inovação, responsabilidade ética, cultural, social e ambiental, com o propósito de beneficiar organizações e sociedade.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais e empreendedores das áreas de design, arquitetura, marketing, publicidade, engenheiros e afins, interessados na abordagem lógica e criativa do design para enfrentar as mudanças e desafios do mercado.

METODOLOGIA:
O curso propõe a prática efetiva do design numa abordagem estratégica atrelada aos negócios e sociedade, por meio da realização de atividades de projeto (workshops), convidando o aluno a estabelecer conexões e associações entre os conteúdos dos módulos do programa de formação. Esse processo de entrelaçamento teórico-conceitual e prático caracteriza o modo de pensar do designer que conduz à produção de sentido.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas das 19h10 às 22h45.

COORDENAÇÃO:  Prof. Marcelo José Oliveira de Farias (Currículo lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$. 23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

MÓDULO 1 - Fundamentação do design

  • Princípios e fundamentos do design – Compreender a base histórica, teórico-conceitual e prática do design e sua aplicação na contemporaneidade.
  • Estética, semiótica e linguagem do design – Abordar os aspectos teórico-conceituais e práticos da estética e semiótica aplicada ao design na construção de linguagens não verbais.
  • Cultura, sociedade e design – Conhecer as relações e inter-relações que se estabelecem entre o design e os processos socioculturais.
  • Workshop I – Laboratório de projeto a partir de questões emergentes de interação e interface.

MÓDULO 2 - Processo de design

  • Projeto de design – Conhecer os principais métodos, técnicas e instrumentos do processo de design numa abordagem sistêmica de produto, comunicação e serviço.
  • Pesquisa de design – Dominar as técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados e informações nas distintas configurações de projeto.
  • Gestão do design – Empregar os processos de planejamento, execução, monitoramento, controle e avaliação dos recursos de design.
  • Workshop II – Laboratório de projeto a partir de questões emergentes de interação e interface.

MÓDULO 3 - Estratégia de design

  • Design, tendências e construção de cenários – Mapear e analisar as mudanças e dinâmicas socioculturais para construir cenários futuros, que possam ser materializados  com as soluções do design.
  • Design, branding e comunicação – Contribuir com o processo de construção de marca por meio dos recursos teórico-conceituais e práticos do design.
  • Design e business – Identificar oportunidades de negócio no mercado e propor diretrizes estratégicas de design que ofereçam valor e benefícios para as organizações e sociedade.

MÓDULO 4 - Sistema-Design (Design Total)

  • Projeto integrado I: ênfase no design de produto

Analisar o sistema-design da organização parceira, identificar oportunidades de negócio, propor diretrizes estratégicas de design e desenvolver plataforma de soluções sustentáveis.

  • Projeto integrado II: ênfase no design e comunicação visual

Compreender e definir a estratégia de design na comunicação visual.
Definir diretrizes de comunicação global, corporativa e publicitária. Abordagem centrada no usuário/consumidor.

  • Projeto integrado III: ênfase no design de serviço

Compreender e definir a estratégia de design de serviço.
Definir oportunidades de mercado e tecnologias disponíveis através de novos padrões físicos e virtuais de experiência de serviço e interação. Inovação e design.
Desenvolver  projeto de serviço industrial, de massa ou profissional.

  • Fábio Righetto (Currículo Lattes)
  • Julio Cesar Freitas (Currículo Lattes)
  • Leandro Benini Cattani (Currículo Lattes)
  • Marcelo José Oliveira de Farias (Currículo Lattes)
  • Milton Francisco Júnior (Currículo Lattes)
  • Nancy Camara Betts (Currículo Lattes)

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Topo