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Design e Cultura Material

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Trata-se de um curso que investigará o papel do design como agente de transformação social, envolvendo pensamento crítico, necessidade e práxis, através de uma análise dialética entre: senso estético, usabilidade e contextualização.

Este curso promoverá o entendimento de como as inovações da cultura material provocam mudanças significativas no comportamento social e como estes, por sua vez, geram uma nova realidade, com novas necessidades e mais transformações.

Entender como esses sistemas de objetos afetam diretamente o cotidiano das pessoas  é trazer à tona  possibilidades de leituras e análises críticas do mundo atual, bem como a exploração e identificação de oportunidades de inovação para o futuro.

OBJETIVO:

Capacitar o aluno a desenvolver conhecimentos relacionados ao campo do design em uma perspectiva sociológica e mercadológica, integrando o pensamento crítico, compreensão da evolução histórica e vertentes do design contemporâneo.
Analisar o impacto de tendências e as mudanças de comportamento do consumidor e do mercado, bem como capacitá-lo a uma visão sistêmica para tomada de decisões frente aos novos paradigmas da sociedade.

A QUEM SE DESTINA:

Designers, empreendedores das áreas de gestão estratégica, engenheiros, publicitários e colaboradores ligados ao terceiro setor, bem como profissionais da área de humanidades que queiram compreender a complexidade da cultura material contemporânea e suas conexões.

METODOLOGIA:

O curso propõe discussões  teóricas com apresentação expositiva.
Exercícios práticos e conceituais na área do design.
Análises de discursos projetuais dos objetos.
Pesquisas de tendência de mercado, com elaboração de cenários futuros e mapa de oportunidades.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas das 19h10 às 22h45.

COORDENAÇÃO: Fábio Righetto (Currículo Lattes)

VALOR DO INVESTIMENTO:
À VISTA R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

Linguagem dos Objetos 
Analisar e compreender a linguagem dos objetos como elemento funcional de informação, organização e sedução estética para o estabelecimento de vínculos emocionais com o consumidor.

Open Innovation 
Refletir sobre a inserção do Design na inovação interorganizacional fundamentada em alinhamento para resultados, compartilhamento de conhecimento, cocriação e autoconhecimento. 

Economia Circular e Compartilhada 
Estudar os conceitos e os novos modelos de mercado que propõem um reaproveitamento sistemático de materiais, processos e engajamento social.

Design e Inovação Social   
Promover a prática da transdisciplinaridade e colaboração na compreensão e solução de problemas. Através do design, estimular, capacitar e desenvolver conhecimentos, habilidades e visão crítica para inovação social. 

Sustentabilidade                                                                                                 
Desenvolver a compreensão sistêmica no desenvolvimento tecnológico, econômico e social de forma equilibrada, formando uma opinião crítica sobre a transformação e materialização de novas soluções em um mercado em tranformação. 

Design e Complexidade.                                                              
Desenvolver uma visão sistêmica dos objetos e suas complexas relações com o ser humano, a sociedade e a tecnologia, levando em conta os aspectos culturais do mundo contemporâneo.

Vertentes do Design.                                                                
Estudar e relacionar as diversas possibilidades e caminhos que o design pode proporcionar à sociedade contemporânea, compreendendo suas origens, o estado da arte atual e oportunidades de novas abordagens.

Sociologia de Consumo 
Estudar a formação da sociedade de consumo de massas e sua explosão no pós-guerra: vida urbana, cultura material moderna, mercadorias icônicas; consumo e cidadania. Abordar temas como: identidades e estilos de vida; globalização: crédito, multiculturalismo, turismo de massa; espaços contemporâneos de consumo; questão ambiental.

História Cultural das Coisas
Compreender a evolução histórica dos objetos através de suas relações culturais com a sociedade, analisando suas causas e influências na sociedade contemporânea.

Estética e Cultura
Analisar a relação entre os elementos influenciadores e formadores do senso estético em diferentes culturas, período histórico e localização geográfica.

Tendência e Estudos de Impacto
Identificar as Mega e Macro tendências mundiais e analisar seus possíveis desdobramentos no comportamento humano e de mercado. 

Cultura de Mercado
Analisar as relações que se estabelecem entre a tecnologia, os interesses de mercado e o comportamento do consumidor.

Empreendedorismo Social
Entender o papel e as oportunidades da Consciência Social do Design no terceiro setor e na prática cotidiana em empresas.

Pesquisa Etnográfica
Apresentar técnicas de imersão para investigações exploratórias e análise de dados qualitativos para identificação de oportunidades em projetos de design.

  • Caio Vassão (Currículo lattes)
  • Fabio Righetto (Curráculo lattes)
  • Fernanda Jordani (Currículo lattes)
  • Ivo Pons (Currículo lattes)
  • José Correia Leite Júnior (Currículo lattes)
  • Marcelo Farias (Currículo lattes)
  • Milton Francisco Júnior  (Currículo lattes)
  • Patricia Helena S. Fonseca Rossi de Resende (Currículo lattes)
  • Marcelo Ferreira de Castilho (Currículo lattes)

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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