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Fotografia: Práticas Artísticas e Culturais

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: Nas últimas décadas, a fotografia assistiu a uma transformação radical das suas formas de produção e circulação, redesenhando sua presença nas práticas cotidianas de comunicação e na vida social. Nesse mesmo período, ela se abriu a um universo de experimentações e alcançou uma significativa penetração no mercado da arte contemporânea. Esse cenário tem levado os artistas e críticos que se dedicam à fotografia a buscar compreender os potenciais de sua transformação tecnológica, a amplitude dos diálogos que estabelece com outras linguagens, sua forte inserção social e, por fim, o caráter conceitual e experimental que a produção atual assume. Nesse contexto, a criação ligada às imagens técnicas é pensada cada vez mais como resultado de uma pesquisa sistemática, ainda que muito livre e complexa.

OBJETIVO: Fomentar uma percepção crítica sobre a presença da fotografia na Comunicação Social, nas Ciências Humanas e nas Artes. Familiarizar o aluno com os modos de inserção da fotografia no mercado e no ambiente cultural da arte contemporânea. Oferecer condições para o desenvolvimento de projetos que visam a produção artística, crítica e teórica em fotografia.

A QUEM SE DESTINA: Artistas, fotógrafos, jornalistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores interessados em aprofundar a compreensão das teorias e da história da fotografia, bem como atuar em um campo experimental e poético da fotografia como forma de expressão, comunicação e documentação.

METODOLOGIA: As disciplinas são voltadas à formação de repertório que permita ao aluno ampliar os diálogos que sua pesquisa pode estabelecer com produções artísticas contemporâneas e com distintas concepções sobre a presença da imagem na Arte e nas Ciências Humanas. Algumas disciplinas preveem a realização de exercícios que provocam o aluno a refletir acerca da apresentação de seu trabalho, das estratégias de circulação, bem como da mediação com o público. Uma parte significativa do programa será destinada à discussão coletiva dos projetos dos alunos e dos resultados obtidos ao longo do curso, com acompanhamento de professores.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: março/2017

HORÁRIO DAS AULAS: segundas e quartas-feiras – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Profª Drª Lívia Afonso de Aquino

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.23.850,00
18 x R$.1.473,07
24 x R$.1.141,48

- A fotografia no Brasil
Objetivo: traçar um panorama histórico da fotografia brasileira nos séculos XIX e XX, pensando as heranças e os diálogos estabelecidos com a produção contemporânea.

- Arte e Educação
Objetivo: pensar estratégias que ativem a relação entre obra e público, considerando as especificidades do trabalho, do espaço e do contexto sociocultural em que é mostrado.

- Crítica e Curadoria
Objetivo: refletir sobre projetos curatoriais em esferas privada e pública a partir de uma visão crítica e histórica da arte, fornecendo condições para o desenvolvimento de projetos artísticos e transdisciplinares.

- Cultura Visual
Objetivo: delinear os estudos da fotografia inserida no campo das ciências humanas, considerando suas especificidades ligadas ao documento, aos seus usos sociais e aos seus processos de significação.

- Desenvolvimento de Projeto I, II e III
Objetivo: fomentar o desenvolvimento dos projetos em fotografia, visando uma pesquisa teórica ou uma produção artística que considere suas particularidades históricas, estéticas e poéticas. Essas disciplinas acontecem ao longo dos três módulos do curso.

- Expressão Fotográfica: Movimentos e Conceitos
Objetivo: esboçar um panorama da história da fotografia, contextualizando seus principais movimentos e destacando os momentos mais significativos de ruptura técnica, estética e social.

- História da Arte I e II
Objetivo: traçar um panorama da história da arte apresentando como eixo fundamental a construção e os modos do olhar que tangenciam o fotográfico, promovendo reflexão um pensamento estético, ético e político.

- Metodologia Científica
Objetivo: apresentar e discutir subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção de conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa para fins de conclusão de curso.

- Narrativas da Imagem
Objetivo: expor um quadro referencial que englobe tecnologias e procedimentos poéticos que fazem interagir fotografia, cinema e vídeo, colocando em diálogo imagem fixa e imagem em movimento.

- Perspectivas da Fotografia no Contemporâneo
Objetivo: esboçar referências para a produção da fotografia no contemporâneo através da sua compreensão histórica, refletindo sobre seus usos, procedimentos e conceitos no âmbito da arte conceitual e dos experimentalismos das últimas décadas.

- Práticas Poéticas I, II e III
Objetivo: propor diálogos com artistas e exercícios acerca do projeto a ser desenvolvido visando articular processo, conceito e pesquisa. Essas disciplinas acontecem ao longo dos três módulos do curso.

- Teorias da Imagem I e II
Objetivo: apresentar um escopo dos principais pensadores que discutem a percepção visual, as dinâmicas de produção e uso das imagens, bem como as especificidades da fotografia diante de outras linguagens.

Carol Lopes – Link: (Currículo Lattes)    

Chris Mello – Link: (Currículo Lattes)   

Fabiana Bruno – Link: (Currículo Lattes)

Galciani Neves – Link: (Currículo Lattes)

Lívia Aquino – Link: (Currículo Lattes)

Paulo Miyada – Link: (Currículo Lattes)

Paulo Rossi – Link: (Currículo Lattes)

Ronaldo Entler – Link: (Currículo Lattes)

Rubens Fernandes – Link: (Currículo Lattes)

Thiago Honório – Link: (Currículo Lattes)

Valquíria Prates – Link: (Currículo Lattes)

Verônica Stigger – Link: (Currículo Lattes)

  1. Currículo resumido, informando sua formação acadêmica e também as experiências culturais, profissionais e pessoais que considere ter contribuído diretamente para sua produção, pesquisa ou interesse no campo das imagens.
  2. “Caso o candidato tenha uma produção no campo da arte, cultura ou comunicação, enviar um portfólio em pdf com imagens ou registros de um trabalho (ou conjunto coeso de trabalhos) que considere relevante. Esse portfólio é apenas uma referência sobre o trabalho, não precisa ter qualidade "fine art", envio do portfólio para: pos@faap.br
  3. Carta de Interesse contendo os seguintes tópicos: a. O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b. Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c. Quais as expectativas do candidato de mudanças ou desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional; d. Qual é a disponibilidade do candidato para se dedicar às aulas, às leituras e ao desenvolvimento uma pesquisa ou projeto artístico.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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