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Gerente de Cidade

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CAMPUS: São José dos Campos

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
Um olhar holístico das autoridades locais sobre a administração pública cada vez mais se faz indispensável em função da exigência social por uma melhor qualidade de vida nas cidades. Para tanto, o aperfeiçoamento das políticas e da gestão pública é a principal forma para que os seus responsáveis, diretos e/ou indiretos, tomem o correto conhecimento e utilização das melhores práticas gerenciais para potencializar o mais adequado e a melhor utilização dos recursos financeiros, humanos e materiais maximizando o benefício à sociedade.

OBJETIVO:
Capacitar os participantes na utilização de ferramentas modernas na gestão municipal, a partir de uma abordagem geral e sistêmica, trabalhando as áreas de conhecimento envolvidas na administração pública a fim de transformar a atuação do gestor e alcançar melhores níveis de eficácia e eficiência.
A QUEM POSSA INTERESSAR:
Profissionais graduados que possuam, de forma direta ou indireta, relação com a administração pública.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas focada na resolução de problemas, discussões em grupo, simulações e realização de projetos e pesquisas na área, de forma a incentivar a prática profissional e o aperfeiçoamento acadêmico.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: abril/2017

HORÁRIO DAS AULAS: Sexta-feira das 19h10 às 22h45 e Sábado das 09h00 às 13h15.

COORDENAÇÃO: Prof. Msc. Mario Pascarelli Filho

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista R$.19.950,00
18 x R$.1.232,19
24x R$.954,83

MÓDULO 1: TENDÊNCIAS, ESTADO E SOCIEDADE

- Conhecimentos e Tendências na Administração Pública
Objetivo: Debater com os alunos as mais atuais tendências na administração pública, as formas de relacionamento estado-sociedade e o mundo do trabalho. Desenvolver nos participantes o conhecimento da organização de forma a lhes propiciar um maior engajamento na estrutura organizacional, para assim, alcançarem um melhor resultado frente às suas ações.

- Ações Voltadas para a Cidadania
Objetivo: Desenvolver nos participantes a prática da reflexão sobre conceitos e valores, fazendo-os compreender a função e a importância da ética e cidadania, investigando a ética nas questões que envolvem cultura, identidade e que permeiam as relações sociais e políticas no mundo contemporâneo.

- Relações com a Sociedade
Objetivo: Proporcionar o conhecimento dos novos conceitos sobre a gênese e o desenvolvimento do federalismo em economias maduras, as especificidades do federalismo brasileiro, e a descentralização.

MÓDULO 2: FINANÇAS PÚBLICAS E CONTROLE INTERNO

- Responsabilidade na Gestão Fiscal
Objetivo: Apresentar conceitos e aplicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a relevância da Lei como forma de planejamento, além dos roteiros práticos com vista à compreensão e aplicação da norma e os novos processos contábeis na administração pública.

- Arrecadação e Avaliação de Investimentos
Objetivo: Demonstrar as formas ortodoxas de arrecadação e as principais transferências setoriais. Análise da viabilidade econômica e financeira de projetos.

- Orçamento e Controle Interno
Objetivo: Analisar a importância histórica do orçamento público, apresentar a definição e classificação de receitas e despesas e as bases para avaliação do orçamento. Apresentar instrumentos e ferramentas para a mitigação dos riscos na administração pública, bem como o combate à corrupção.

 

MÓDULO 3: DIREITO PÚBLICO

- Fundamentos do Direito Público
Objetivo: Discutir os princípios básicos da administração sob a luz do Direito Público, bem como o conceito de parcerias na administração pública.

- Direito Público Estratégico
Objetivo: Apresentar o regime tributário vigente, como também os conceitos de Direito Ambiental e Direito Eleitoral.

- Gestão Jurídica Urbana e de Contratos
Objetivo: Discutir o parcelamento, o uso e a ocupação do solo e discorrer sobre o que são e como elaborar contratos de gestão.

 

MÓDULO 4: GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

- Conhecimentos Fundamentais de Gestão de Pessoas na Administração Pública
Objetivo: Apresentar os principais conceitos voltados ao desenvolvimento gerencial para melhorar a condução de equipes. Compreender a importância e desafios da gestão de pessoas na administração pública e na qualidade do serviço prestado.

- Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública
Objetivo: Demonstrar como investimentos em RH geram resultados para a organização, fazendo uso das relações causa-efeito que conectam de forma explícita investimentos em RH, além de abordar temas como a melhoria dos processos de geração de valor para o cliente e resultados para a organização pública.

- Processos de Melhoria dos Servidores e dos Serviços Públicos
Objetivo: Oportunizar um espaço desafiador para que o aluno conheça e exercite os aspectos fundamentais relacionados aos processos e propriedades da gestão de conflitos e das técnicas de negociação, enfatizando o papel estratégico do gestor para as organizações contemporâneas.

 

MÓDULO 5: PLANEJAMENTO MUNICIPAL

- Aspectos Fundamentais para o Planejamento Municipal
Objetivo: Discutir as principais etapas e fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing público e abordar as políticas públicas visando desenvolvimento econômico de cidades.

- Estratégias de Planejamento Municipal
Objetivo: Discorrer sobre o processo de urbanização no Brasil, a função social da cidade e o estatuto social da cidade, como instrumentos para regularização fundiária e gestão democrática da cidade. Apresenta também estudo de casos de aplicação do estatuto da cidade.

- Aspectos Gerenciais de Planejamento Municipal Avançado
Objetivo: Discutir os princípios e formas de sustentabilidade na gestão de cidades. Disponibilizar ao corpo discente as melhores ferramentas de planejamento estratégico municipal e de gestão econômica de empreendimentos públicos e privados de infraestrutura de transportes.

 

MÓDULO 6: Políticas Públicas

- Visão Holística de Políticas Públicas
Objetivo: Apresenta os conceitos fundamentos de Políticas Públicas, abordando questões como a descentralização e a intersetorialidade.

- Seminários Avançados de Políticas Públicas
Objetivo: Discutir temas contemporâneos envolvendo as áreas da cultura, desenvolvimento e assistência social, educação, habilitação, segurança pública, saúde, trânsito e transporte, turismo e esporte.

- Metodologia Científica
Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção científica do conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa e da monografia para fins de conclusão de curso.

A FAAP poderá alterar o conteúdo ou cancelar o curso sem aviso prévio.

  • Anna Maria Quadros Brant de Carvalho (Currículo Lattes)
  • Andréa Francomano da Silva (Currículo Lattes)
  • Celso Toshito Matsuda (Currículo Lattes)
  • Erik Macedo Marques (Currículo Lattes)
  • Danielle Mendes Thame Denny (Currículo Lattes)
  • Fernando Limongeli Gurgueira  (Currículo Lattes)
  • Irene Alvaro Pinheiro (Currículo Lattes)
  • José Roberto Rodrigues de Oliveira (Currículo Lattes)
  • Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer (Currículo Lattes)
  • Luiz Alberto de Souza Aranha Machado (Currículo Lattes)
  • Luiz Antonio da Silva (Currículo Lattes)
  • Marco Antonio Augusto (Currículo Lattes)
  • Mario Augusto Porto (Currículo Lattes)
  • Mario Pascarelli Filho (Currículo Lattes)
  • Maurício de Andrade Mourão (Currículo Lattes)
  • Mônica Therezinha Bartié Rossi (Currículo Lattes)
  • Odilon Guedes Pinto Junior (Currículo Lattes)
  • Reinaldo Moreira Bruno (Currículo Lattes)
  • Renata Corrêa Nieto (Currículo Lattes)
  • Ricardo Figueiredo do Nascimento (Currículo Lattes)
  • Valeria Bellini Lasca (Currículo Lattes)
  • Vera Lucia Bonato (Currículo Lattes)
  • Washington Luis Campos Cunha (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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