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Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais

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CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO:
O mercado audiovisual brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos e o advento do digital transformou por completo os modelos de produção e negócio dos produtos audiovisuais, criando a exigência de novas leis e regulamentações no campo da cultura nacional. Esse novo cenário mudou o perfil do produtor audiovisual, pois o novo profissional busca criar sua própria produtora de conteúdo, traçar os planos de negócios, assim como negociar a distribuição e difusão do produto realizado. Nesse cenário, o produtor se torna um sujeito capaz de gerenciar todas as etapas da cadeia de produção e circulação do audiovisual.

OBJETIVO:
Preparar o aluno para a criação e/ou gestão de uma produtora de conteúdo audiovisual que atue nos segmentos de cinema, TV e internet, observando tanto os aspectos legais e administrativos quanto as estratégias do mercado audiovisual nacional e internacional. Fomentar a interação do aluno com as diversas áreas que compõem o desenvolvimento de estratégias de produção e comercialização de um conteúdo audiovisual ligado ao cinema, tv e internet, bem como com as práticas de mercado para a captação de recursos e operações para o lançamento e distribuição dessa obra.                                  

A QUEM SE DESTINA:
O curso destina-se aos profissionais graduados das áreas de ciências humanas, artes e comunicação interessados em criar e gerir um produtora. Abre-se também aos egressos de outros cursos de graduação, tais como direito, administração e economia que possuem experiência profissional no mercado audiovisual.

METODOLOGIA:
A primeira fase do programa oferece subsídios para a pesquisa de um nicho de mercado, juntamente com a descrição e análise da cadeia de produção em que ele se apresenta, bem como a criação de uma produtora de conteúdo. Em seguida, será produzido um esboço de plano estratégico de comunicação e marketing orientado ao lançamento de um produto ou linha de produtos. Na terceira e última fase do curso, o aluno deverá elaborar os planos operacionais para implementar a estratégica de comunicação, divulgação e marketing, dando conta dos aspectos legais relevantes observados no processo de operacionalização dos planos

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

PREVISÃO DE INÍCIO: Outubro/2017

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas-feiras – 19h10min às 22h45min.
Obs.: excepcionalmente, podem ser programadas ao longo do curso algumas aulas aos sábados, das 9h00 às 12h35, agendadas com antecedência.

COORDENAÇÃO: Luciana Rodrigues

VALOR DO INVESTIMENTO:
À vista: R$.23.850,00
18x R$.1.473,07
24x R$.1.141,48

Associados BRAVI possuem 10% de desconto na parcela

- Cadeia de Produto Audiovisual
Objetivo: mapear a cadeia produtiva do audiovisual e as novas oportunidades que o mercado apresenta para o setor, assim como aprimorar os projetos e produções audiovisuais.

- Cinema e TV na Era Digital
Objetivo: conhecer as transformações do mercado audiovisual devido à rápida passagem do analógico para o digital, e as consequências que resultaram em um novo modelo de negócio tecnológico.

- Direito Autoral e Negociação
Objetivo: aprimorar os conhecimentos do direito autoral na área do audiovisual e de todos os aspectos das negociações para que o projeto alcance o maior nível de segurança e responsabilidade legal.

- Distribuição e Exibição de Produtos Audiovisuais
Objetivo: aprimorar o estudo das áreas de distribuição e difusão de uma obra audiovisual, assim como as principais janelas de exibição de produto.

- Estratégias de Negócio na Internet
Objetivo: conhecer as possibilidades técnicas e conceituais do negócio audiovisual especificamente nos canais da  internet e nas novas plataformas digitais.

- Formatação de Projetos
Objetivo: permitir a elaboração de um projeto estruturado e esquematizado que atenda às demandas que o mercado apresenta tais como: editais públicos ou privados, concursos e festivais.

- Legislação e Políticas Públicas
Objetivo: conhecer os aspectos legais relacionados ao setor audiovisual brasileiro, assim como as políticas públicas apresentadas pelo governo, e uma reflexão do impacto causado pelas leis que regem o negócio audiovisual.

- Metodologia de Pesquisa
Objetivo: aprofundar os métodos de pesquisa científica e as ferramentas necessárias para a elaboração de um projeto estruturado.

- O Modelo do Mercado Audiovisual Brasileiro e Mundial
Objetivo: identificar os modelos de produtos e negócios do setor audiovisual, no qual veículos e plataformas se interligam criando parcerias entre cinema, televisão
aberta ou fechada e internet.

- Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual
Objetivo: estudar elementos da linguagem do cinema, minisséries e sitcons, focando em seus aspectos de produção e nas diferenças na construção de um produto gerado para esses formatos.

- Plano Estratégico de Produto Audiovisual
Objetivo: conhecer as equações necessárias para um plano estratégico inteligente e eficaz no lançamento de um produto audiovisual, deliberadas pelo produtor, distribuidor e exibidor.

- Planejamento do Produto Audiovisual
Objetivo: identificação das etapas de um planejamento adequado para um produto audiovisual que envolve preparação, pré-produção, produção, desprodução e pós-produção, com ênfase na confecção de cronogramas e orçamentos.

- Plano de Comunicação e Marketing para Produtos Audiovisuais
Objetivo: permitir o reconhecimento o papel da assessoria de imprensa na divulgação e o papel da assessoria de marketing na promoção de um produto audiovisual brasileiro.

- Plano de Negócio
Objetivo: conhecer as variações do negócio que acontecem nos planejamentos de uma produção audiovisual que deverão nortear os passos a serem dados pelo empreendedor.

- Produção Executiva
Objetivo: identificar o papel do produtor executivo na confecção de uma produtora de conteúdo, as etapas dessa construção, assim como as negociações com investidores e patrocinadores de um produto audiovisual.

- Estudos Articuladores I e II
Objetivo: articular os conteúdos das diversas disciplinas visando o desenvolvimento de um projeto elaborado pelos alunos.

André Gatti (Lattes)
Arthur Marques (Lattes)
Eva Laurenti (currículo Lattes)
Fátima Gigliotti (Lattes)
Humberto Neiva (Lattes)
Luciana Rodrigues (Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.

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